NOVIDADES

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Projeto Artes Integradas



Nesta quarta feira dia 08 de fevereiro o Fórum da Juventude deu inicío ao trabalho do Projeto Artes Integradas na sede do Fórum, o proceso de mobilização já foi feito e a agenda do Projeto foi fefinida.Todas as terças pela manhã e quintas à tarde crianças e adolescentes vivenciarão o trabalho, as manhãs de quarta serão reservados aos idosos.

Mobilização 2012




O Fórum da Juventude de São Vicente Férrer iniciou o ano de 2012 firme e forte. As ações iniciaram no dia 31 de janeiro com uma reunião que norteou o trabalho desde então. Nesta segunda feira foi organizada uma limpeza geral e a organização da horta e do jardim Fórum.

Projeto Mediação

O Espaço Alegria, localizado no bairro Maracanã- São Luis, recebeu nos dias 02,03 e 04 os jovens dos Fóruns da Baixada e de bairros de São Luis, envolvidos no Projeto Mediação para o primeiro ciclo de oficinas deste projeto.
O objetivo do evento é capacitar os jovens monitores para desenvolver atividades de esportes educativos em seus municípios.

Na oportunidade os jovens vivenciaram oficinas de vídeo, fotografia, esporte educativo e de mediação e fecharam o evento planejando os próximos passos do Projeto em cada cidade.

VI Encontro de Fóruns



O município de Matinha rewcebeu nos dias 28 e 29 de janeiro o VI Encontro de Fóruns da Juventude da Baixada Maranhense com o objetivo de fortalecer os Fóruns da Juventude da Baixada, contribuir para a integração dos Fóruns de modo que se constitua uma rede orgânica de ação da juventude no TR Campos e Lagos e planejar os novos projetos para 2012.

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

São Vicente Férrer- Muitos anos de História

Hoje denominado município de São Vicente Férrer, foi em anos anteriores uma simples povoação, sob o aspecto eclesiástico, esta nasceu de áreas cedidas por Viana e São Bento.

A ocupação desse espaço de deu por religiosos, que na medida de sua organização possível deu embasamento para a administração política desenvolver seu processo após a emancipação.

Geograficamente está situado a Sudeste da Ilha de São Luiz, sendo 51 km em linha reta e 267 por via rodoviária da capital do Estado.

Inicialmente conhecida como Frexeiras e pela Pequena Ilha existente no Campo das Ostras, conhecida como Ilha das Ostras, lugar misterioso que revela um pouco do subjetivo mágico da hoje cidade de São Vicente Férrer, 153 anos de emancipação política e mais de dois séculos de história.

Tem raízes no período da escravatura, a história do município, dados do IBGE apontam nos anos de 1866 o número de 1.740 cativos o que englobava 20% da população local. Esse momento histórico reflete na quantidade de comunidades quilombola existente, a título de exemplos cita-se o Povoado Juçaral, com raízes no quilombo e com marcas de um passado repleto de castigos e trabalho.

Durante o século XIX o município era chamado de Pan Vicente Férrer do Cajapió, esse espaço que teve um rápido crescimento econômico, possível pelo trabalho dos negros que trabalhavam na agricultura de exportação e subsistência, mas devido aos maus tratos que sofriam por parte dos seus senhores passaram a insurgir-se e procuraram os quilombos, a fim de, na medida do possível melhorarem sua qualidade de vida.

A fuga dos escravos para aquilombar-se, a proibição do tráfico negreiro e anos mais tarde a Abolição, causaram uma desestabilização na Região, o que causou o empobrecimento de muitos brancos.

Quando ainda chamava-se Frexeiras, acompanhando o progresso da Freguesia teve autorizada a construção da Igreja da Matriz em 1830.


Igreja Matriz

Teve sua construção autorizada em 1830 CRUZEIRO

Teve sua construção autorizada em 1830. Localizada na Praça da Matriz.