NOVIDADES

sexta-feira, maio 25, 2012

terça-feira, maio 15, 2012

Artes Integradas dia 15 de Maio





Atividade do Projeto Artes Integradas realizada hoje com crianças na sede do Fórum da Juventude. Os monitores Silas Leone e Joédina Diniz estão responsáveis pelas atividades todas as terças pela manhã.

segunda-feira, maio 14, 2012

Projeto Mediação em Aningas





Neste sábado dia 12 de maio o Fórum da Juventude realizou atividades através do Projeto Mediação com o grupo de Aningas. Acompanhe as fotos:

Confraternização no CEMP



O Centro de Ensino Médio Educandário São Vicente Férrer, organizou no dia 11 de maio a partir das 19hs uma confraternização referente ao dia das mães, na oportunidade houve exposição de trabalhos confeccionados durante a semana e após um jantar para todos os envolvidos.

Comunicadores da Escola Professora Ana Mota

A sexta feira dia 11 de maio a partir das 14hs marcou o inicío das atividades de comunicação educativa com os alunos do terceiro ano da Escola professora Ana Mota. Os passos a serem seguidos é a criação de um blog e de uma página do facebook que serão alimentados pelos alunos. Além disso serão realizadas oficinas diversas e produção de vídeos.
Encaminhamentos da reunião:
Criar e-mail, blog e página da equipe, levantar o histórico da escola, criar roteiro do vídeo sobre a carta de 2050.


Na próxima reunião haverá oficina de animação na técnica pixelation.

sexta-feira, maio 11, 2012

Produção Escolar

Video dos alunos do terceiro ano da Escola Professora Ana Mota, com o tema: Lampião e os cangaceiros.
Representação de um ataque dos cangaceiros

Reunião de Planejamento e Avaliação

Os Monitores dos Projeto Mediação e Artes Integradas se reuniram ainda pouco para planejar e avaliar as atividades, além disso socializaram os informes referentes ao andamento do trabalho do Fórum.
Ivonete Galvão Abreu e Maria Franci Abreu Santos, que participam do Instituto Ludens esclareceram sobre a última reunião que participaram, no dia 06, no Centro Cultural em Olinda Nova do Maranhão.
Informes:
*Hoje a tarde teremos atividades de Comunicação com alunos do terceiro ano da Escola Professora Ana Mota.
*Dia 01 de julho grande mobilização no Povoado Chega Tudo.
*Dia 07 de julho Passeio Mobilizador do Instituto Ludens em Penalva.

quinta-feira, maio 10, 2012

Palestra sobre a Raiva

A raiva, ou hidrofobia, é uma doença viral causada por um RNA vírus do gênero Lyssavirus, transmitida via mordedura, lambida ou arranhadura de um animal infectado. O contato com a urina, fezes ou sangue desses indivíduos, embora menos frequentes, são outras formas de contágio, sendo o período de incubação compreendido entre um mês e um ano após a exposição.

Apesar de ser associada a cães de rua, a raiva pode ser transmitida por diversos outros mamíferos, como morcegos e macacos, tanto urbanos quanto selvagens.

A doença é caracterizada por sintomas decorrentes da proliferação do vírus no sistema nervoso do indivíduo afetado, via corrente sanguínea. Assim, agressividade, ansiedade, confusão mental, espasmos musculares e convulsões são alguns de seus sintomas. Como a região muscular da orofaringe fica comprometida, a deglutição passa a ser uma tarefa difícil.

O quadro se agrava em pouco tempo, levando o indivíduo a óbito em mais de 99% dos casos, se as devidas providências pós-exposição não forem tomadas. Essas incluem lavar bem a região afetada, com água e sabão; e procurar auxílio médico, a fim de ser imunizado com vacina ou imunoglobulina antirrábica. É necessária, em alguns casos, a administração de soro antitetânico.

Para diagnóstico, é feita a análise de material córneo ou epidérmico; sendo também requeridos exames salivares ou sanguíneos.

Quanto à prevenção, é necessário evitar o contato com animais selvagens e de rua; e também vacinar cães, gatos, e outros animais de seu convívio. Biólogos, veterinários e outros profissionais que têm contato direto com mamíferos devem fazer o uso da vacina preventiva. 



os Alunos da Escola Professora Ana Mota participaram nesta tarde de uma importante palestra tratando sobre essa doênca, a iniciativa conta com a parceria da Secretaria Minicipal de Saúde do município de São Vicente Férrer, apoiados pela Regional de Viana.

quarta-feira, maio 09, 2012

Atividades na Escola Professora Ana Mota




Iniciaram hoje atividades de teatro na Escola Professora Ana Mota. A partir de então os jovens participarão todas as quarta feiras de momentos de aprendizagem e contrução teatral.

segunda-feira, maio 07, 2012

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países. A comemoração dessa data neste ano, foi motivo de festa no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Vicente Férrer. Durante todo o dia os trabalhadores prestigiaram apresentações de Tambor de Crioula, Divino Espírito Santo, Bambaê, entre outras.




Um dia onde os trabalhadores deixaram a labuta do cotidiano pra fazer algo diferente, dançaram, se divertiram e valorizaram apresentações culturais que fazem parte da vida de cada um.